quinta-feira, 7 de abril de 2011
Yves Saint Laurent
Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent (Oran, 1 de Agosto de 1936 — Paris, 1 de Junho de 2008), foi um estilista francês e um dos nomes mais importantes da alta-costura do século XX.
Nascido na Argélia, então possessão francesa, St. Laurent era filho do presidente de uma companhia de seguros e o seu gosto pela moda foi-lhe despertado pela mãe. Aos 17 anos, deixou a casa dos pais para trabalhar com o estilista Christian Dior, de quem herdou o controlo criativo da casa Dior após a morte de seu mentor em 1957, com apenas 21 anos de idade, e assumiu o desafio de salvar o negócio da ruína financeira.
Pouco depois de conseguir sucesso no objectivo, St. Laurent foi convocado para o exército francês, durante a Guerra de Independência da Argélia. Após 20 dias, o stress de ser maltratado e ridicularizado pelos colegas soldados levaram-no a ser internado num hospital mental francês, onde foi submetido a tratamento psiquiátrico, incluindo terapia por electrochoques, devido a um esgotamento nervoso
Voltando à vida civil, em 1962 St. Laurent saiu da Dior e fundou a sua própria marca, YSL, financiado por seu companheiro Pierre Bergé. O casal se separaria afectivamente em 1976 mas continuariam parceiros de negócios por mais de trinta anos.
Um dos símbolos máximos da sofisticação e do bom gosto em moda por quase quatro décadas, amigo de algumas das mais ricas e famosas mulheres do mundo, todas suas clientes como Diane von Furstenberg, Loulou de La Falaise e Catherine Deneuve, St Laurent, com a parceria administrativa de Bergé, transformou a YSL num ícone da moda, que apresentou mais de setenta colecções de alta-costura e lançou uma infinidade de produtos que levam a sua marca e são vendidos em toda a parte do mundo.
0 comentários:
Enviar um comentário